domingo, 13 de maio de 2012

O tradicional cavaquinho


O cavaquinho, também chamado de braguinha, é o mais pequeno e um dos mais populares instrumentos tradicionais portugueses. Da família dos cordofones (instrumentos de corda) foi no Norte de Portugal, nas terras do Minho, que o cavaquinho mais se popularizou. Ligado às tradições populares e à música tradicional, não há rusga e festa minhota que não tenha a presença deste pequeno e fantástico instrumento. Tocado sozinho ou acompanhado da viola, bandolim ou acordeão, o som por ele produzido é incomparável. De pequenas dimensões mas com uma sonoridade harmoniosa, a sua música e o ritmo por ele imposto não deixa ninguém indiferente. Foram os portugueses que levaram o cavaquinho para as terras do Brasil, de Cabo Verde, Moçambique, onde rapidamente se tornou popular. No ano de 1879, o cavaquinho chega às longínquas Ilhas do Havai. Um português de origem madeirense, de nome João Fernandes, embarcou no navio Ravenscrag com destino a Honolulu, juntamente com um contingente de emigrantes para trabalhar nas plantações de açúcar. Pelo caminho encantou com o seu pequeno cavaquinho todos aqueles que o acompanhavam. O português e o seu original instrumento rapidamente se tornaram famosos, sendo frequentemente convidado para tocar em festas populares. Chamado de ukelele que significa pulga saltadora em português, referência ao modo peculiar como é tocado, é actualmente um dos símbolos característicos das Ilhas do Havai. 
São inúmeros os excelentes tocadores de cavaquinho em Portugal, desde os anónimos populares aos grandes grupos de renome. Aqui fica um pequeno exemplo, da qualidade de execução e da sonoridade ímpar do cavaquinho.




Nota: O video apresentado é um excerto retirado de um filme colocado no You Tube com o nome  Conjunto de Cavaquinhos do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio

2 comentários:

  1. your blog seems very interesting, but I dont know your language. If you make google transilation tool ón your blog, I could read your blog easily in english.
    keep blogging

    ResponderEliminar
  2. Hi! You can found Google Translator on the up left side of the page. Sometimes it tooks a little time to load, so be patient, please. Thank you!

    ResponderEliminar