segunda-feira, 11 de junho de 2012

Imagens com história: Fevereiro 1908


O dia 1 de Fevereiro de 1908, marcou para sempre a história de Portugal e dos portugueses. Neste dia, no Terreiro do Paço em Lisboa, eram assassinados o Rei D. Carlos e o seu filho, o príncipe herdeiro Luís Filipe. Manuel dos Reis da Silva Buiça, natural de Bouçoães, Valpaços, expulso do exército em 1898 por indisciplina, na altura professor primário do Colégio Nacional,  e Alfredo Luís da Costa, empregado comercial e editor, natural de Castro Verde, foram os autores do atentado. Portugal entra num período de grande convulsão política e social. D. Manuel II, único filho vivo de D. Carlos e D. Amélia, é coroado a 6 de Maio 1908 com apenas 18 anos. Mas o reinado é de curta duração, e a 5 de Outubro de 1910 parte para o exílio nos arredores de Londres, quando é instituída a República em Portugal.
Este pequeno filme, realizado por um anónimo e datado de 10 de Fevereiro de 1908, retrata o cortejo fúnebre de D. Carlos e de seu filho, Luís Filipe. Imagens que marcam um dos períodos mais violentos da história de Portugal.



      


2 comentários:

  1. Gostei muito de ler as suas publicações. Sou fâ de história e curiosidades históricas e tenho a minha filha mais nova aseguir História na FDUL. Comecei um blog de trivialidades, opiniões memórias e pensamentos há duas semanas e estou MUITO verde nestas coisas, mas encantei-me com o seu ,com a sua construção e com o rigor dos seus escritos. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas suas simpáticas palavras!Eu sempre adorei as histórias que a minha avó e os meus pais me contavam sobre as tradições e memórias de familia. Agora adulta tento aprender mais sobre o nosso passado e cultura tradicional e ao mesmo tempo mantê-lo presente nas novas gerações e quem sabe nas gerações vindouras. Vou seguir com todo o interesse o seu blog. Mais uma vez muito obrigada pela sua mensagem e simpatia.

    ResponderEliminar