domingo, 18 de março de 2012

O Dia do Pai

Amanhã é o Dia do Pai, dia 19 de Março! Apesar de eu achar que estes dias pré-programados são actualmente meramente comerciais, não deixo de lhes dar algum relevo pela história que "arrastam" consigo. Este dia, tal como o dia da Mãe, foram criados com a ideia de fortalecer laços familiares e homenagear aqueles que nos deram vida. Evoca-se como origem desta data a Babilónia, onde há mais de 4 mil anos, um jovem de nome Elmesu, moldou em argila um cartão, onde desejava sorte, saúde e longa vida ao seu Pai, em escrita cuneiforme, originalmente criada na antiga Suméria (região absorvida pela Babilónia anos mais tarde). No entanto, a institucionalização desta data é bem mais recente. Em 1909, a norte americana Sonora Louise Smart Dode, filha de um veterano da Guerra Civil, William Jackson Smart quis homenagear o seu pai, que criou 6 filhos sozinho, após a morte da esposa de parto, numa quinta a leste de Washington. Em 1910 Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, onde recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai. A ideia teve grande adesão da população local, tendo sido aceite pelas autoridades locais. O primeiro dia do Pai foi comemorado a 19 de Junho de 1910, data do aniversário do pai de Sonora, e a rosa foi escolhida como simbolo do evento: as vermelhas dedicadas aos pai vivos e as brancas ao que já tinham falecido. A comemoração deste dia difundiu-se na pequena cidade de Spokane, para todo o estado de Washington. Em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um dia Nacional do Pai, e finalmente em 1966 o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, Richard Nixon, introduziu o Dia do Pai, na Lei Americana. Em quase todos os países, este dia é actualmente comemorado,quase sempre em Junho. Entre as várias excepções estão Espanha e Itália (19 de Março), Brasil e África do Sul (2º domingo de Agosto), Rússia (23 de Fevereiro, quando é comemorado o dia dos Homens, e chamam-lhe o Dia Defensor da Pátria) e Austrália (2º domingo de Setembro). Na Alemanha não existe dia oficial para o Pai, mas costumam comemorá-lo no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa).

Em Portugal, o dia do Pai é comemorado no dia de São José, no dia 19 de Março, estando assim ligado às festividades religiosas. 
Desejo a todos os Pais, incluindo obviamente o MEU, um Feliz Dia do Pai, mas  principalmente desejo a todos os Pais, uma feliz vida todos os dias e não apenas a 19 de Março!

Sem comentários:

Enviar um comentário